O edifício Ana Carolina, localizado no alto do Bairro Planalto, em Gramado (RS), um dos principais destinos turísticos da Serra Gaúcha, desabou na madrugada desta quinta-feira (23/11). Exatamente por causa do risco de desabamento, em razão de rachaduras, o prédio já havia sido desocupado.
De acordo com a prefeitura da cidade, o edifício também oferecia preocupação ao bairro Três Pinheiros, que foi desalojado. Segundo o secretário de Obras do município, Rafael Ronsoni, após o desabamento, o material não atingiu o bairro, e o solo não se movimentou de maneira especial.
Agora, análises mais detalhadas serão feitas, e já está sendo planejada a retirada dos escombros para aliviar o peso em cima do morro. De acordo com informações do jornal Integração, o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, se reunirá às 8h, com todos os secretários, para avaliar todos os acontecimentos e as providências.
Prédio em Gramado condenado após chuvas
O ponto mais crítico no município, a 105 quilômetros de Porto Alegre, ficava em um condomínio de casas no bairro Três Pinheiros. Foi exatamente o prédio, em cima do morro, que desabou. Ele estava condenado.
De acordo com autoridades, devido à instabilidade do solo, não era possível fazer a implosão da edificação sem correr o risco de causar danos maiores. Todos os moradores do bairro já saíram de casa.
Segundo a Prefeitura de Gramado, 31 pessoas estão em abrigo montado no ginásio da Escola Senador Salgado Filho, e o restante em casas de familiares e conhecidos.
Veja as imagens:
Fonte: Metrópoles