PVH | Notícias

Saúde municipal realiza evento para reforçar ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), vai realizar o I Workshop de Hepatites Virais de Porto Velho, em parceria com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa). O evento acontece nos dias 6 e 7 de julho, no Hotel Rondon. As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui até o dia 30 de junho.

Na ocasião, também será realizada a abertura da Campanha Julho Amarelo, instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 que busca reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.

A Coordenadora Municipal de Vigilância das Hepatites Virais, Cemiremes Fernandes, explica que o workshop foi pensado para ser um ambiente de debates sobre a doença e que agregue conhecimento aos participantes, sejam eles profissionais de saúde ou acadêmicos.

“Teremos a contribuição de especialistas da área com palestras sobre a doença, controle, vacina, atualização dos tratamentos às hepatites e prevenção direcionado aos profissionais de saúde, acadêmicos, residentes e agentes comunitários de saúde”.

PROGRAMAÇÃO

6 de julho
8h às 12h – Profissionais das equipes da manhã
14h às 18h – Profissionais das equipes da tarde
Público: Médicos, enfermeiros, odontólogos, acadêmicos/residentes

7 de julho
8h às 12h
Público: Agentes comunitários de saúde

PARCEIROS

Além da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), o evento tem como parceiros o Núcleo de Vigilância e Monitoramento das IST/Aids e Hepatites Virais, Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (Cepem), Centro Universitário Aparício Carvalho (Fimca), Associação dos Portadores de Hepatite de Rondônia e Associação Beradeiro.

LOCAL

O Workshop acontecerá no Hotel Rondon, auditório do 5º andar, na av. Governador Jorge Teixeira, 491, bairro Nossa Sra. das Graças, em Porto Velho.

O QUE É HEPATITE?

Uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

No caso específico das hepatites virais, que são o objeto da campanha Julho Amarelo, são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E.

Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

 

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Faça seu comentário
Sair da versão mobile