Connect with us

Hi, what are you looking for?

Educação

Profissionais da educação passam por capacitação para garantir retorno seguro às aulas

Últimas dúvidas dos gestores são esclarecidas antes das atividades presenciais nas escolas da capital

A preparação dos profissionais da rede municipal de educação para o retorno das aulas presenciais segue sendo reforçada pela Prefeitura de Porto Velho. A meta é tornar seguro o ambiente em que as atividades educacionais serão desenvolvidas a partir de segunda-feira (16), quando as escolas reabrem para receber presencialmente 50% dos seus alunos.

A retomada acontecerá somente com as unidades que estão aptas, conforme as medidas sanitárias impostas para controlar a pandemia de Covid-19. Nos demais estabelecimentos, as aulas iniciarão de forma gradativa.

Para preparar os servidores, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) investe em capacitações e ciclos formativos direcionados tanto para gestores escolares quanto profissionais no geral.

De 13 a 22 de julho, por exemplo, foi realizado em parceria com a Fundação Lemann, através da consultoria Elos Educacional, o Ciclo Formativo com os gestores educacionais com o objetivo de dialogar, debater, orientar e apoiar os profissionais no processo de planejamento do retorno das atividades presenciais.

O ciclo também debateu temáticas como acolhimento, diagnóstico socioemocional e plano de retorno às aulas presenciais, plano de contingência, monitoramento e avaliação diagnóstica.

Secretária também visitou as escolas da rede municipal

Também em julho, no dia 15, foi realizado, em parceria com o Sebrae-RO, o Encontro Formativo com o tema “Acolhimento aos Profissionais de Educação da Rede Municipal de Ensino de Porto Velho”.

Durante o evento, houve palestra do psicólogo Rossandro Klinjey. “Conversar e refletir com os professores, diretores e servidores da educação, em Porto Velho, foi uma experiência bem positiva e que eu vou carregar comigo. Vou colocar o que foi discutido e muitas vezes atestado em minhas palestras e encontros pelo Brasil afora”, afirmou o psicólogo na ocasião.

Além das capacitações remotas, na semana passada a Semed se reuniu mais uma vez com diretores para garantir o retorno seguro, abordando e conferindo as medidas sanitárias e esclarecendo dúvidas que vão surgindo no decorrer do processo de retomada.

“Estas são algumas das ações que temos realizado para garantir o retorno seguro. Tivemos a participação direta da secretária Gláucia Negreiros, do secretário adjunto Basílio Leandro e de todos os diretores de departamento. Foi o momento de sanar dúvidas dos gestores”, explicou Juliene Rezende Vieira, diretora do Departamento de Políticas Educacionais.

Fonte: Comdecom

Faça seu comentário

Você pode gostar também!

Cidades

Brasil – O avião que levava a cantora sertaneja Marília Mendonça caiu na tarde desta sexta-feira (5/11) em Caratinga, na Região do Vale do...

Politica

A morte trágica de um funcionário da Energisa identificado apenas como Thiago de 23 anos, aconteceu nesta quinta-feira (05), na Linha 45, que fica...

Polícia

Um homem identificado como André Domingues, mas conhecido como “Bodó”, foi morto a tiros na Rua São João Batista, bairro Teleacre no distrito de...

Polícia

Um funcionário da Energisa ainda não identificado foi morto a tiros na manhã desta sexta-feira (31), na Rua Eurico Caruso, bairro Aponiã na zona...