PVH | Notícias

Procura por negociação de dívida dobra, e Caixa abrirá mais cedo na sexta-feira

A Caixa Econômica Federal registrou, em dois dias de atendimento, o dobro da procura por negociação de dívidas em seus canais de atendimento com o Desenrola Brasil. O programa de renegociação de dívidas, idealizado pelo governo federal e com o apoio da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), começou a vigorar na segunda-feira (17).

A Serasa, que também participa do programa, negociou somente na última terça-feira (18) 204,3 mil dívidas. Por isso, a Caixa anunciou que abrirá todas as agências com uma hora de antecedência nesta sexta-feira (21) para ação voltada ao público do Desenrola.

A primeira fase vai contemplar dívidas bancárias. Pessoas físicas que devem até R$ 100 ficarão automaticamente com o nome limpo nas instituições financeiras. Assim, os beneficiados poderão voltar a pegar crédito ou fazer contrato de aluguel, se não tiverem outras restrições. Mas o não pagamento das parcelas renegociadas leva a uma nova negativação.

“A Caixa já baixou dos cadastros externos de restrição de crédito a dívida de até R$ 100 de 225 mil clientes. Nesta sexta-feira (21), faremos o Dia do Desenrola, uma mobilização dos empregados para atender a população de forma mais direcionada, inclusive com a presença de dirigentes do banco em unidades espalhadas pelo país”, afirma a presidente do banco, Maria Rita Serrano.

“Os indicadores do aplicativo da Serasa, um dos canais escolhidos por alguns bancos como plataforma de negociação, demonstram que a procura por renegociação das dívidas continua crescendo, possivelmente estimulada pelo debate nacional sobre a pauta do endividamento, liderada pelo governo federal”, ressalta a Serasa em nota.

Dívidas bancárias

O programa, que estará vigente até 31 de dezembro de 2023, tem duas faixas de beneficiados e começou pela faixa 2, destinada a pessoas físicas com renda acima de dois salários mínimos (R$ 2.640) até R$ 20 mil e dívidas em banco sem limite de valor.

Nessa fase, os bancos vão oferecer a possibilidade de renegociação diretamente em seus canais com os clientes, e as condições mudam de uma instituição para outra.

Já a faixa 1, voltada a pessoas físicas de renda mensal de até dois salários mínimos ou que constem no CadÚnico (Cadastro Único, dos beneficiários dos programas sociais do governo federal), com dívidas de até R$ 5.000, deverá ser incluída ao longo do segundo semestre. O governo está desenvolvendo uma plataforma específica para esse público.

Ao todo, a expectativa é criar condições especiais para facilitar as renegociações de aproximadamente 70 milhões de pessoas.

Veja a seguir as condições e os canais de atendimento dos bancos

Caixa Econômica Federal
• Quitação à vista, com descontos de até 90% (sem cobrança de IOF);
• Parcelamento da dívida de 12 a 96 meses, com taxas personalizadas e a primeira parcela para 30 dias (nesse caso, a negociação prevê entrada de 10% do valor da dívida, acrescida de IOF);
• Outras condições podem ser consultadas de forma personalizada no site Negociar ou no app Cartões;
• Exclusão dos cadastros restritivos se dará em até cinco dias úteis após a efetivação da renegociação;
• Pelo site Caixa Desenrola, o cliente pode consultar seus contratos em atraso, mesmo não sendo elegível, e conhecer as condições especiais para pagamento.

Itaú Unibanco
• Descontos e condições para a renegociação, com redução de taxas de juros de até 60% para dívidas em atraso;
• Os clientes com restritivo por dívidas de até R$ 100 nos cadastros de inadimplentes e elegíveis ao Programa Desenrola terão esse restritivo baixado ao longo do mês de julho;
• Vale lembrar que, caso o cliente elegível não faça a adesão ao Desenrola nos próximos meses, a negativação será novamente inserida nos cadastros de inadimplente;
• Canais para adesão: WhatsApp (11) 4004-1144 e o site https://renegociacao.itau.com.br/.

Santander
Para pessoas físicas:

• Ofertas com e sem entrada, taxas flexíveis, descontos de até 90% e parcelamento em até 120 vezes;
• Canais de contratação: telefones 4004-3535 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 702 3535 (demais localidades);
• Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h; aos sábados, das 9h às 16h;
• Site: www.santander.com.br/renegociacao.

Santander Financiamentos
• Ofertas de renegociação dependem do perfil do cliente;
• Canais de contratação: telefones 4004-9090 (nas capitais e regiões metropolitanas) e 0800 722 9090 (demais localidades);
• Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h; aos sábados, das 9h às 16h;
• WhatsApp: 4004-9090;
• Site: www.negociemais.santanderfinanciamentos.com.br.

Banco do Brasil
• Descontos de até 25% nas taxas de juros de renegociação, descontos de até 96% nas dívidas e prazo de até 120 meses para pagamento para os públicos selecionados;
• Canais de atendimento: app BB e o internet banking nos endereços www.bb.com.br/renegocie (pessoas físicas) e www.bb.com.br/renegociepj (pessoas jurídicas);
• Central de Relacionamento, pelos números 4004-0001 (capitais) e 0800 729 0001 (demais regiões), pelo WhatsApp, com o envio de #renegocie para o número (61) 4004-0001, e por toda a rede de agências.

Bradesco
• As condições vão variar de acordo com o perfil da dívida;
• Canais de atendimento: digitais (Mobile, IB, Fone Fácil e ATM), Portal de Renegociação (banco.bradesco/dividas) e as plataformas de parceiros, além da possibilidade de solicitar diretamente na rede de agências do banco.

Banco Inter
• Descontos de até 90% e parcelamento do saldo da dívida em até 36 vezes;
• As renegociações serão feitas pelo portal https://www.bancointer.com.br/negocie/, pelo app ou pela Central de Atendimento, no 3003-4070.

Banco Pan
• O banco confirmou a participação no programa de renegociação de dívidas, mas não informou as condições;
• As renegociações estarão disponíveis para clientes elegíveis por meio do site https://renegocie.bancopan.com.br/.

Serasa
• Renegociação de dívidas está disponível por meio dos canais oficiais da empresa — o site Serasa Limpa Nome, o aplicativo para smartphone Android e iPhone e o WhatsApp (11) 99575-2096.

 

Fonte: Portal R7.com

Faça seu comentário
Sair da versão mobile