PVH | Notícias

Primeiras proteções: MPRO incentiva vacinação de recém-nascidos e crianças

A vacina é uma das primeiras barreiras de proteção para os recém-nascidos. Os imunizantes estimulam as defesas do corpo contra vírus e bactérias, garantindo mais segurança para o crescimento saudável das crianças.

Com olhar atento a esse tema, os recém-nascidos e crianças são foco do segundo episódio da série do Ministério Público de Rondônia (MPRO) sobre a importância da vacinação.

De acordo com Kátia Botelho, médica do MPRO, não há dúvidas de que a vacinação infantil é uma forma simples, segura e eficaz de proteger as crianças contra as doenças.

“A vacinação vai estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos contra vírus e bactérias que provocam doenças que podem ser fatais. Ao nascer, a criança já deve receber na maternidade as vacinas contra tuberculose e contra hepatite B. Depois, aos 2 meses de idade, a criança já recebe a primeira dose de quatro importantes vacinas: contra a poliomielite, contra o rotavírus, a vacina pentavalente e contra a pneumocócica”, lembra a médica.

Todas as crianças podem se vacinar gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Basta que os pais e responsáveis compareçam aos postos de saúde com o cartão de vacinação em mãos. O Ministério da Saúde informa que a ausência da Caderneta de Vacinação não é um impeditivo para se vacinar, ele é um documento que comprova a situação vacinal das crianças e pode ter sua segunda via solicitada.

A campanha de incentivo à vacinação criada pelo MPRO tem como objetivo trazer mais segurança à saúde da população e ajudar a elevar os índices da cobertura vacinal em todo o Estado.

 

Fonte: MPRO

Faça seu comentário
Sair da versão mobile