PVH | Notícias

Prefeitura trabalha para garantir mais segurança nas ruas próximas às escolas

Visando proporcionar mais segurança aos pedestres, especialmente estudantes no perímetro escolar, em Porto Velho, agentes da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran) realizam a Campanha Volta às Aulas, importante trabalho de educação e orientação à comunidade estudantil, especialmente quanto à utilização das faixas de pedestres.

Conforme o gerente da Divisão de Treinamento e Educação para o Trânsito da Semtran, Joelmir Silva, a utilização da faixa de pedestre na frente das escolas ou em qualquer outro lugar, garante a segurança não apenas dos alunos, mas também dos professores, dos pais e dos transeuntes em geral.

“O principal objetivo é garantir a segurança e, consequentemente, evitar acidentes. Além disso, a faixa garante a organização do trânsito naquele perímetro e o direito de ir e vir de todos que desejam realizar a travessia de forma segura”, comentou.

Silva ainda informou que o planejamento das ações tem o objetivo de conscientizar os pais, alunos e demais usuários das vias públicas sobre os cuidados necessários na entrada e saída de alunos das escolas de Porto Velho, para que não aconteçam acidentes.

Ações tem o objetivo de conscientizar pais, alunos e demais usuários das vias públicas

OUTRAS ORIENTAÇÕES

Agentes da Semtran também orientam os motoristas a evitarem fila dupla durante o embarque ou desembarque de passageiros; não utilizar o celular enquanto estiver dirigindo para não se distrair e causar acidentes; evitar as frenagens bruscas e não parar sobre faixa de pedestre, fato que impede a travessia dos pedestres com segurança.

“Os órgãos públicos tendem a trabalhar na efetivação de campanhas eficientes, na elaboração de campanhas educativas, sinalização e fiscalização de trânsito, formando o tripé que movimenta o trânsito, ou seja, a educação, sinalização e o esforço legal, que é a fiscalização”, disse Joelmir Silva.

PARCEIROS

Ele ainda acrescentou que essa Campanha Volta às Aulas ganha mais força com a integração de outros órgãos do sistema nacional de trânsito que são parceiros, como o Detran Rondônia, Batalhão de Trânsito da PM, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Comitê Municipal de Redução de Acidentes de Trânsito e Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Rondônia (Agero).

 

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC) 
Faça seu comentário
Sair da versão mobile