Prefeitura orienta que beneficiários do Auxílio Emergencial não precisarão fazer novo cadastro

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A Prefeitura de Porto Velho informa que ainda não há calendário definido para o pagamento do novo Auxílio Emergencial, programa do governo federal criado para assegurar renda mínima às pessoas em situação de vulnerabilidade durante a pandemia de Covid-19.

Segundo o secretário Claudi Rocha, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), um comunicado recente feito pelo Ministério da Cidadania, informa que a partir do dia 1º de abril os beneficiários poderão consultar quem vai poder receber o auxílio em 2021.

“O calendário ainda não foi disponibilizado. Só sabemos que será a partir do mês de abril, e que o pagamento do auxílio será automático para as famílias, sem necessidade de fazer novos cadastros”, explica o secretário.

CONSULTA

Para saber se têm direito ao benefício, o cidadão deve acessar o endereço eletrônico https://consultaauxilio.dataprev.gov.br/consulta, e preencher o formulário com o nome completo, CPF, nome da mãe e data de nascimento. Há ainda a opção Mãe Desconhecida. O procedimento, entretanto, só será liberado a partir de 1º de abril. “É importante mencionar que esse endereço eletrônico é destinado apenas para consulta”, enfatiza Claudi.

De acordo com a Medida Provisória nº 1039, não será preciso realizar novo cadastro para receber o auxílio este ano. Quem já recebe ajuda pelo Bolsa Família irá receber o auxílio emergencial, conforme o calendário deste programa social.

ORIENTAÇÕES

Sobre o acompanhamento que a Semasf irá realizar junto aos beneficiários, Claudi Rocha destaca que o município aguarda novas orientações do Governo Federal.
Claudi lembra ainda que as pessoas não receberão dois benefícios ao mesmo tempo, pois o Governo Federal opta por pagar o que for de maior valor.

Fonte: Comdecom

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