Na noite do dia 07/11/2022, por volta das 22h, quatro criminosos tocaram o terror na população da zona rural do Distrito de Extrema. Os suspeitos invadiram uma residência no Ramal Primavera e renderam uma mulher que estava sozinha em casa. Os infratores foram para roubar uma camionete, mas não conseguiram encontrar o veículo e subtraíram uma motocicleta, um celular e certa quantia em dinheiro. A vítima ficou amarrada e os assaltantes fugiram.
Em seguida, os suspeitos partiram para a linha 04, onde realizaram outro assalto em um sítio. O casal que estava na casa foi usado como refém para ajudar na fuga. Nesta última propriedade os criminosos levaram dois veículos e vários outros pertences das vítimas. Enquanto fugiam pela linha 4 em direção à BR 364, os policiais Civis e militares foram ao local para atender a ocorrência e deram de frente com um dos veículos roubados, onde estavam dois criminosos e o casal de refém. O segundo veículo roubado havia sido abandonado pelos criminosos, juntamente com a motocicleta roubada no Ramal Primavera.
Os assaltantes avisaram que estavam com reféns e fizeram ameaças aos policiais e às vítimas. Usando o casal como escudo, os infratores viraram o veículo e fugiram em sentido oposto, em direção ao ramal eletrônica, onde entraram na Linha 03, pegaram a BR 364 e fugiram sentido o estado do Acre. Durante a fuga na Linha 4, os assaltantes efetuaram disparos contra a polícia, que não reagiu para não colocar em risco a vida dos reféns.
Os criminosos passaram pela Tucandeira, onde furaram o cerco policial, não obedecendo a ordem de parada. O GEFRON do estado do Acre já havia sido avisado de que os suspeitos estavam fugindo naquela direção e estavam apenas aguardando a passagem do veículo suspeito.
O GEFRON do estado do Acre fez o acompanhamento dos criminosos, que efetuaram vários disparos contra as viaturas, mas ninguém saiu ferido. Os policiais conseguiram atingir os pneus do veículo, fazendo com que os assaltantes abandonassem o carro e as vítimas. Um dos suspeitos conseguiu fugir pela mata e o motorista acabou sendo preso. A polícia Civil e a Polícia Militar da ponta do abunã chegaram logo em seguida e conduziu o suspeito para a Delegacia de Extrema, juntamente com o casal.
As vítimas não sofreram nenhum ferimento grave, embora tenham sido agredidas pelos criminosos. Os dois veículos e a motocicleta foram recuperados e restituídos às respectivas vítimas. Foram recuperados ainda uma TV, um aparelho celular e certa quantia em dinheiro. Outras duas motocicletas foram apreendias, cujos proprietários ainda não foram localizados. O suspeito, de 21 anos de idade (identificado pelas iniciais A. N. F.) é morador da cidade de Plácido de Castro e vinha para a ponta do Abunã para participar de roubo de camionete.
Participaram da ação a Policia Civil de Extrema, os GPs da Polícia militar de vista Alegre, de Extrema e de Nova Califórnia, além do GEFRON do Estado do Acre. O suspeito foi autuado em flagrante pelo crime de roubo e encaminhado ao presídio de Porto Velho/RO. A polícia deu continuidade às investigações e identificou os demais partícipes do crime.
Um deles teve sua prisão preventiva decretada, mas desde então estava foragido. No dia 09/02/2023 a Polícia Civil e a Polícia Militar da cidade Plácido de Castro, após receber informações da Delegacia de Extrema, conseguiu capturar um dos envolvidos no crime. Trata-se do indígena V. C D. S. K, de 24 anos, que atuou ativamente na ação criminosa. O infrator foi transferido para a Delegacia de Extrema e encaminhado ao presídio de Porto Velho/RO, onde ficará à disposição da justiça. A polícia espera, com mais essa importante prisão, enfraquecer a organização criminosa que vinha atuando na ponta do abunã e diminuir o número de assaltos na zona rural do Distrito de Extrema.
Fonte: 9° DP Extrema