PVH | Notícias

PF destrói oito balsas em operação contra garimpo ilegal de ouro no Rio Madeira

A Polícia Federal, em colaboração com o Ibama, Exército e o Batalhão de Polícia de Fronteira e Divisas (BPFron), deflagrou nesta quinta-feira (18) a Operação Eldorado com o objetivo de conter o garimpo ilegal no rio Madeira, nas regiões de Nova Mamoré e Porto Velho, em Rondônia.

A ação conjunta mobilizou um contingente significativo, contando com 25 policiais federais, incluindo explosivistas, pilotos de embarcação e agentes do Grupo de Pronta Intervenção (GPI), além de dois agentes do Ibama, 48 militares do Exército e quatro policiais do BPFron.

Durante o trabalho de campo, as equipes identificaram e inutilizaram oito dragas e balsas que estavam sendo utilizadas exclusivamente na atividade criminosa de extração de ouro no leito do rio Madeira. Os bens inutilizados foram avaliados em aproximadamente R$ 2 milhões.

Além disso, como parte das ações da Operação Eldorado, foram fiscalizadas 18 dragas e balsas para verificar a conformidade das práticas de extração de minérios com a legislação ambiental vigente na região.

Os responsáveis pela extração ilegal de recursos minerais podem responder por crimes como usurpação de bens da União e extração de recursos minerais sem permissão, concessão ou licença, ou em desacordo com a obtida. Caso sejam condenados, podem receber penas de até seis anos de detenção, além de multa.

A Operação Eldorado reforça o compromisso das forças de segurança e ambientais em coibir atividades ilegais que impactam negativamente o meio ambiente e comprometem a sustentabilidade dos recursos naturais. A ação conjunta visa preservar a integridade do rio Madeira e combater o garimpo ilegal, garantindo a proteção ambiental e o cumprimento da legislação vigente.

Faça seu comentário
Sair da versão mobile