Uma pesquisa realizada pelo Ipec (ex-Ibope), entre os dias 6 e 10 de fevereiro, divulgada neste sábado (15), mostrou que 62% dos brasileiros acreditam que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não deveria se candidatar à reeleição no ano que vem. Em setembro do ano passado, o porcentual era um pouco menor: 58%. A pesquisa entrevistou 2 mil pessoas em 131 municípios diferentes.
A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança utilizado é de 95%. O instituto perguntou aos eleitores contrários à reeleição de Lula os motivos dessa posição. A questão foi espontânea, isto é, sem opções pré-definidas, e permitiu respostas múltiplas. A principal razão para rejeitar a reeleição de Lula é a insatisfação com seu governo, apontada por 36%.
Outros 20% justificam a posição alegando que o petista é “corrupto, ladrão ou desonesto”. Já 17% mencionam a idade avançada do presidente. O Ipec revela que a idade é o principal motivo para eleitores de Lula em 2022 não apoiarem sua reeleição. Entre os que votaram nele, mas não querem que ele tente um novo mandato, 31% citam seus 79 anos. Nesse grupo, 27% dizem que ele não deveria se reeleger porque não está fazendo um bom trabalho, e 14% porque deveria dar espaço a novas lideranças.