Uma guarnição da Força Tática da Polícia Militar de Rondônia, empenhada na Operação Maximus, foi solicitada a prestar apoio aos policiais militares e federais componentes da FICCO/RO (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado), que havia recebido uma denúncia de que indivíduos advindos do condomínio popular Orgulho do Madeira iriam executar um roubo a uma residência no bairro Nova Esperança, loteamento Greenville, utilizando um veículo FIAT MOBI. Foram apreendidas armas e munições.
Os policiais militares aguardaram a chegada dos criminosos e, por volta de 1hora, do dia 20, sexta-feira, observaram a chegada, nas adjacências do imóvel, um veículo FIAT MOBI rondando a residência. Diante da situação, a equipe de Força Tática, ao avistar os indivíduos dentro do veículo em atitude suspeita, iniciou um breve acompanhamento, dando ordem de parada, sendo ignorada pelo condutor.
Um dos criminosos colocou uma arma para fora da janela do veículo, com a intenção de disparar contra a viatura da Força Tática. Nesse momento, o comandante da guarnição, a fim de resguardar a integridade física da equipe, efetuou um disparo contra os indivíduos que cessaram a fuga e arremessaram as armas para fora do veículo.
Na abordagem no veículo foi localizada uma submetralhadora de fabricação caseira, com 12 munições intactas de cal. 9mm, e um revólver cal. 38 com a numeração raspada, com seis munições intactas. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão aos conduzidos, que foram informados sobre seus direitos constitucionais e encaminhados à Delegacia da Polícia Federal, onde foram apresentados ao delegado plantonista.
Diretoria de Comunicação Social da Polícia Militar de Rondônia