A Operação amanhecer II é resultado das ações estratégicas coordenadas de combate à criminalidade na cidade de Pimenta Bueno, por meio de ações integradas da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Pimenta Bueno e da 3ª CIA da Polícia Militar de Pimenta Bueno.
A ação, que ocorreu na manhã desta segunda-feira 28 de agosto, teve como objetivo o cumprimento de sete medidas cautelares expedidas pelo Judiciário em desfavor de suspeitos da prática dos crimes de Posse Irregular de Arma de Fogo e Munições, Receptação, Tráfico de Drogas e Integrar Organização Criminosa.
As equipes de policiais, determinadas a cumprir os mandados, dirigiram-se às residências alvo. Em uma das casas, os policiais avistaram um indivíduo tentando se livrar de uma arma de fogo. A rápida intervenção resultou na apreensão de uma pistola Taurus, calibre .380, modelo PT 58 SS. A operação revelou ainda mais descobertas chocantes.
Dentro do quarto do suspeito, as autoridades encontraram 11 invólucros de cocaína, totalizando cerca de 505 gramas da substância ilícita. O arsenal ilegal também incluía um revólver Taurus, calibre .38 especial, com numeração raspada, e um coldre preto. A operação prosseguiu com a apreensão de 39 munições intactas de calibre .380, 19 munições intactas de calibre .38 e uma espingarda de pressão CBC modelo Jade Pro Nitro, calibre 5.5 mm, equipada com uma luneta preta de marca não identificada.
Além disso, foram confiscados dois aparelhos smartphones, ambos da marca Motorola, sendo um modelo Moto G52 de cor azulada e outro modelo One Zoom de cor escura. Também foram encontrados 02 cartões de memória de câmeras de monitoramento, uma balança de precisão prateada da marca Tomate e um veículo automóvel Fiat Palio ELX Flex de cor preta, placa HSS 0J06. O dinheiro apreendido totalizou R$15.311,00 em cédulas e R$77,70 em moedas e folhas de cheques.
Em outra residência, as equipes realizaram buscas com o auxílio do cão farejador do Canil do 4º BPM. Os resultados não foram menos surpreendentes, com a descoberta de aproximadamente 331 gramas de uma substância aparentando ser crack, 18,6 gramas de outra substância aparentando ser cocaína e uma balança de precisão. Também foram encontrados um celular Motorola modelo Moto G60 de cor cinza, um cartão micro SD em uma câmera de monitoramento, um HD externo, um caderno com anotações, uma faca utilizada para cortar drogas e duas balanças de precisão em uma quantia de 707,00 (setecentos e sete reais) em dinheiro com o suspeito morador desta residência.
A operação contou com o apoio essencial da equipe do Canil Central de Cacoal, bem como das guarnições do Núcleo de Inteligência da Polícia Militar (NIPM) e das Radio Patrulhas de Pimenta Bueno e Espigão do Oeste.
Dois indivíduos foram detidos em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Após terem seus direitos constitucionais lidos, foram conduzidos juntamente com todas as evidências apreendidas ao Delegado de Plantão, responsável por conduzir as investigações em andamento.
Fonte: PMRO