PVH | Notícias

Novos acadêmicos assinam termos de concessão que garantem bolsas em faculdades particulares

Aconteceu nesta segunda-feira (21) a assinatura dos termos de concessão do Programa Faculdade da Prefeitura de Porto Velho, que firmou a entrega das bolsas em cursos de faculdades particulares a alunos em vulnerabilidade social. Mais de 100 estudantes calouros compareceram ao evento, além de suas famílias, acadêmicos egressos e autoridades.

O IV Encontro de Acadêmicos do programa foi realizado no Teatro Banzeiros. Durante o evento, além da assinatura dos termos, os alunos participaram de sorteios de notebooks e tablets, ouviram relatos de beneficiários egressos e participaram de um coffee break.

“Este programa foi criado antes da minha gestão, mas decidimos reformulá-lo para alcançar mais jovens porto-velhenses. O programa é voltado para quem tem dificuldade de ingressar no ensino superior, dando todo suporte financeiro para custear as mensalidades dos cursos, e assim possibilitar a mudança da vida desses jovens e ainda os preparar para que ajudem no desenvolvimento da cidade futuramente”, disse o prefeito Hildon Chaves.

O Programa Faculdade da Prefeitura de Porto Velho foi implementado em junho de 2010, e desde lá já garantiu cerca de 300 graduações no ensino superior. Este ano, o processo seletivo disponibilizou 390 vagas para 21 cursos de ensino superior, como Medicina, Direito, Enfermagem, Engenharia, Arquitetura, e outros, ofertados por faculdades da capital, parceiras do programa. Conforme o prefeito, as vagas remanescentes serão ofertadas ao final do ano. “Em dezembro teremos a abertura de uma inscrição. Então é muito importante que os alunos que tenham interesse em mudar de vida, e estudar gratuitamente o ensino superior, que fiquem atentos”, disse o prefeito.

“Hoje é um dia de muita felicidade. Entre os requisitos para os participantes receberem as bolsas, está ter cursado ensino médio completo em escola pública ou ter sido bolsista integral em instituições privadas de educação, ser morador de Porto Velho, no mínimo, há cinco anos, ter renda familiar mensal de até três salários mínimos ou renda mensal per capita de até um salário mínimo, além de ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio 2022 e ainda não ser portador de diploma de nível superior”, explica o presidente do Conselho gestor do programa, Augusto Leite.

Fonte: SMC

Faça seu comentário
Sair da versão mobile