Ícone do site PVH | Notícias

Mulher mais velha do Brasil morre no Ceará, aos 116 anos: ‘ficou um vazio em cada lugar da casa’

Francisca Celsa dos Santos morreu aos 116 anos. A cearense nascida na cidade de Cascavel era considera a pessoa mais velha do Brasil. No ranking mundial da velhice, ela ocupava a terceira posição. Francisca morava em Fortaleza e morreu no dia 5 de outubro, 17 dias antes de comemorar os 117 anos de vida.

A idosa contraiu pneumonia, doença perigosa e que pode matar até pessoas mais jovens. Dona Francisca deixou filhos, netos, bisnetos e trinetos. Fernanda Aliny Barroso Celsa, neta de dona Francisca, falou sobre a morte da avó em entrevista a TV Verdes Mares, afiliada da Globo no estado.

Fernanda contou que a família tomou todo cuidado necessário com a avó no período de pandemia do coronavírus. Com um neto médico, era ele quem tomava as decisões em relação à senhora centenária. Neste período, a família ficou sem ver a avó. A morte ocorre em meio à pandemia, mas em um momento em que dona Francisca já estava vacinada.

Apesar de não se movimentar, viver acamada há alguns anos, ficou um vazio em cada lugar da casa”, disse Fernanda, classificando a avó como sinônimo de amor e elo de ligação da família. O sepultamento do corpo de dona Francisca foi realizado na quarta-feira (6), no Cemitério Pacajus.

Mulher mais velha do Brasil

Francisca Celsa recebeu o título de melhor mais velha do Brasil do Grupo de Pesquisa em Gerontologia. O GGR é uma entidade que atua na área desde o início dos anos 1990 e tem certificação do Guinness Book para validar idades. Francisca era a mais velha do Brasil e terceira do mundo.

Fonte: 1NEWS

Faça seu comentário
Sair da versão mobile