PVH | Notícias

Moraes autoriza ex-comandante da PMDF a ficar em silêncio na CPMI do 8 de Janeiro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que o ex-chefe do Departamento de Operações da Polícia Militar do Distrito Federal Jorge Eduardo Naime Barreto, investigado no inquérito que apura possíveis omissões de autoridades pelos atos extremistas de 8 de janeiro, fique em silêncio na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os ataques.

Nesse domingo (25), a defesa de Naime pediu ao STF para não ser obrigado a comparecer à comissão. O depoimento dele está marcado para a tarde desta segunda-feira (26).

Na prática, o policial vai comparecer à comissão na condição de testemunha, tendo o dever legal de falar sobre os fatos e acontecimentos relacionados. No entanto, terá assegurado o direito ao silêncio e a garantia de não autoincriminação no caso de perguntas cujas respostas possam resultar em prejuízo ou em sua incriminação.

Segundo Moraes, o silêncio do réu no interrogatório jamais poderá ser considerado como confissão, pois o silêncio não pode ser interpretado em seu desfavor.

Faça seu comentário
Sair da versão mobile