Nesta quinta-feira (23), durante sessão extraordinária realizada no espaço da Assembleia Legislativa dentro da 11ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), realizada no Centro Tecnológico Vandeci Rack em Ji-Paraná (RO), o líder do Governo e presidente do Parlamento Amazônico, deputado Laerte Gomes (PSD) reforçou sua preocupação quanto à necessidade de avanços na discussão referente à regularização fundiária em Rondônia.
Antes de entrar no tema, o parlamentar parabenizou o Governo do Estado pelas mudanças positivas na organização da RRSI que, segundo ele, é uma das quatro maiores feiras de agronegócios do Brasil e destacou a importância do evento para o pequeno e médio produtor rural.
“Quero agradecer e parabenizar o governador, coronel Marcos Rocha que não mediu esforço e nem orçamento para deixar a RRSI como está hoje, moderna e muito mais confortável. Estendo esses agradecimento ao secretário de Estado de Agricultura, Luíz Paulo, ao presidente da Emater, Luciano Brandão e aos coordenadores da RRSI pela excelente feira que está acontecendo nessa edição. O Governo investiu, assim como a iniciativa privada, essa parceria pública privada dá muito certo, e quem ganha com isso é o nosso produtor rural”, afirmou Laerte Gomes.
De acordo com o deputado, é na RRSI que os pequenos e médios produtores têm acesso às novidades tecnológicas do setor agrário.
“A RRSI é voltada para todos os produtores rurais, mas principalmente, com foco no pequeno e médio produtor rural. As grandes indústrias já procuram pelo grande produtor quando lançam novos implementos, equipamentos modernos, com tecnologia de ponta, mas o pequeno e o médio, só têm acesso quando vistam a feira. É aqui que ele toma conhecimento, é aqui ele oportunidade de conhecer o que há de mais moderno em tecnologia de produção no mundo”, ressasaltou Laerte.
Para entrar no tema da regularização funsdiária, o presidente do Parlamento Amazônico destacou a principal aptidão do estado de Rondônia, a produção de alimentos.
“A RRSI tem um papel fundamental, principalmente, para nós rondonienses que vivemos em um estado onde sua aptidto é totalmente de produção de alimentos. Sempre digo que Rondônia não produz avião, nem ´geladeira e nunca irá produzir. Nós produzimos comida, e isso nós sabemos fazer muito bem e é por isso que Rondônia cresce tanto a cada ano, porém, nós Temos alguns gargalos, como a questão da regularização fundiária. Esse é um assunto do qual precisamos avançar muito, assim como quanto ao passivo ambiental. E para isso, precisamos trabalhar de forma conjunta para pressionarmos o Congresso Nacional a mudar o marco temporal ambiental de 2008 para 2012, como já prevê o projeto que está tramitando naquele poder. Precisamos nos unir, não só nós, deputados de Rondônia, mas todos os deputados dos nove estados que compõem a Amazônia Legal e com isso, não permitirmos a inviabilização dos nossos produtores rurais”, enfatizou.
Para o deputado, “a política de governo do governador Marcos Rocha, tem avançado e tem dado resultado, mas precisamos, urgentemente, unir forças para resolvermos essa questão tão crucial, e fundamental para proporcionar aos nossos trbalhadores rurais a documentação e a posse definitiva de suas terras”, concluiu Laerte Gomes.
Texto: Juliana Martins I Assessoria parlamentar