O quadro de oficiais da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) ganha reforço de 22 novos tenentes promovidos pelo Governo do Estado, após a conclusão do Curso de Habilitação de Oficiais de Administração (CHOA). A formatura dos novos oficiais aconteceu na segunda-feira (18), no pátio do Quartel do Comando Geral da Corporação, ocasião em que foram destacadas as atividades do curso, que concretizou com a homenagem póstuma ao subtenente PM Montagnini.
Foram sete meses de formação, com aulas ministradas envolvendo disciplinas teóricas e práticas de ações que garantem conhecimentos necessários ao pleno exercício, para que possam ascender à graduação de Oficial Administrativo da Polícia Militar.
O CHOA é realizado pelo Governo de Rondônia para qualificar subtenentes e primeiros sargentos da Polícia Militar de Rondônia, preparando-os para assumir as responsabilidades inerentes ao primeiro posto de oficiais de administração. Sob a coordenação do capitão PM Geovane Andrade, o curso teve início em 15 de agosto de 2023 e encerrou no dia 15 de março de 2024, em Porto Velho. O investimento para a realização do Curso de Habilitação de Oficiais de Administração foi de R$ 424.112,59 (quatrocentos e vinte e quatro mil, cento e doze reais e cinquenta e nove centavos), recursos próprios do Governo do Estado.
A valorização profissional do policial militar, além dos investimentos do Governo do Estado, foram destacados pelo governador Marcos Rocha, que também foi o paraninfo da turma. O governador reforçou que, a formatura é a concretização de parte dos esforços que estão sendo feitos para fortalecer as forças de Segurança Pública.
“Este é um momento de grande importância para a Segurança Pública do Estado. A formatura desses profissionais demonstra o compromisso do Governo de Rondônia em investir na capacitação e valorização da Polícia Militar, visando sempre a melhor prestação de serviços à comunidade”, ressaltou Marcos Rocha.
Os formandos receberam a espada durante a formatura, símbolo do oficialato, prestando o juramento como novos oficiais. A espada representa ainda, um código de honra e conduta. Sua posse impõe ao oficial militar que a empunha, a missão de proteger e defender a justiça, o compromisso com a lealdade, a coragem e a disciplina.
O comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Regis Braguin parabenizou os formandos, e destacou a importância da formação continuada no setor. “Parabenizo todos os formandos por seu empenho e dedicação, e reitero o compromisso em continuar proporcionando oportunidades de desenvolvimento profissional para os policiais militares da Corporação”, salientou.
Fonte: Secom