Um sonho se tornando real. Essa é a sensação das mais de 270 famílias de Porto Velho contempladas com casas no residencial Porto Bello I e que participaram do sorteio dos apartamentos na última quarta-feira (5). As famílias aguardavam a conclusão das obras dos imóveis há anos, que foram retomadas após o investimento de R$ 30 milhões da Prefeitura da capital.
“Enfim caiu a ficha que vou finalmente ter minha casa. A prefeitura ter dado esse aporte é um caminho para famílias que são carentes e precisam de ajuda para adquirir a casa própria. Se não fosse por esse programa, não sei quando conseguiria comprar a minha. Esse sonho é muito importante para as famílias, e ele nasceu na assinatura do prefeito ordenando a retomada das obras”, falou a moradora contemplada Samella Martiniano.
Com investimentos próprios, a Prefeitura de Porto Velho retomou as obras de quatro empreendimentos habitacionais na zona Leste da cidade, que estavam parados há pelo menos dez anos. Os R$ 30 milhões investidos abrangem a conclusão dos residenciais Porto Fino, Porto Madero II, Porto Madero V e Porto Bello I, que somam 1.168 apartamentos.
O primeiro a ser concluído foi o Porto Bello I, cujo sorteio de endereços foi realizado na manhã de quarta-feira (5) no Teatro Guaporé, onde 272 famílias, enfim, descobriram seus endereços.
“Nós sabemos o déficit habitacional do nosso município, e por isso nossa gestão não mediu esforços para a retomada e conclusão do empreendimento, que só tem sido possível graças ao alinhamento entre Prefeitura e Governo do Estado”, disse o prefeito Hildon Chaves, que compareceu ao evento de sorteio.
Com o sorteio dos endereços do Porto Bello I, o próximo passo é garantir a entrega das chaves aos futuros donos.
“Hoje é o dia que a minha vida e da minha família vai começar a mudar. O lugar onde a gente mora não é nosso e já sofremos muito por isso. A gente tinha até desanimado por conta da demora das obras, mas graças a Deus e a prefeitura vamos conseguir nossa casinha”, contou o morador José Declei Barbosa.
A representante dos moradores do residencial, Patrícia Dantas, não conseguiu segurar a emoção após descobrir o apartamento em que vai morar. A expectativa agora é proporcionar um futuro melhor para as suas filhas em uma casa própria com dignidade.
“Eu fico emocionada porque eu me coloco no lugar das 272 famílias que estão descobrindo o endereço das suas casas. Esse tempo todo eu morei de aluguel e de favor, e não é fácil, ainda mais com uma família para sustentar. Hoje é um dia muito especial. Eu falo que os dois dias mais felizes da minha vida foram no nascimento das minhas filhas. E hoje com certeza é o terceiro”, falou.
Além das casas, a Prefeitura entregará serviços como titulação, segurança, ações de lazer e limpeza nos empreendimentos. Os moradores também vão contemplar as novas infraestruturas dos bairros e vias que ligam os residenciais às outras zonas da cidade, que agora estão praticamente todas pavimentadas.
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)