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Educação

EDUCAÇÃO: Estudantes da rede municipal passam por avaliação do Saeb em Porto Velho

76 escolas municipais participam da avaliação

A maior avaliação diagnóstica da educação básica no Brasil, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) iniciou na última terça-feira (16) em Porto Velho. As provas seguem até 10 de dezembro.

Realizado em todo o Brasil, o Saeb avalia estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, e 3ª e 4ª série do Ensino Médio e Técnico Integrado das escolas públicas, além do formato amostral das escolas privadas.

A organização e o custeio das provas são feitos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Já a aplicação é realizada pelas secretarias municipais de educação.

“Nós recebemos as avaliações e a nossa organização as aplicam junto às escolas da rede municipal de ensino”, explica Juliene Rezende, diretora de políticas educacionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Os estudantes responderão testes sobre Língua Portuguesa e Matemática. Também haverá aplicação amostral de testes de Ciências Humanas e Ciências da Natureza aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Já o 2º ano do Ensino Fundamental também será avaliado em formato amostral.

Nesta edição, foi incluída a avaliação para a Educação Infantil, também em caráter amostral. Ao todo, 76 escolas municipais estão aplicando as provas.

“É uma avaliação que produz os indicadores educacionais que fomentam as políticas públicas voltadas à educação, ou seja, é a base para a sequência e o aprimoramento do processo educacional brasileiro”, explica Gláucia Negreiros, secretária titular da Semed.

O SAEB

A avaliação do Saeb ocorre a cada dois anos e é um instrumento essencial para a elaboração das políticas públicas educacionais. Os resultados do Saeb, junto aos dados do Censo Escolar da Educação Básica, como taxas de aprovação, reprovação e abandono, integram um indicador importante: o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

É a partir desses dados que é possível obter um “raio-x” da educação brasileira e identificar os pontos que devem ser melhorados e o direcionamento das políticas públicas, programas e projetos educacionais, a fim de melhorar a qualidade do ensino ofertado no País.

Fonte: Comdecom

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