Connect with us

Hi, what are you looking for?

Educação

Educação Básica: Mais de 24 mil estudantes da rede municipal passam pelo programa “Avalia Porto Velho”

Avaliação é destinada a estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental

108 escolas das zonas urbana e rural foram submetidas ao “Avalia Porto Velho”. As provas buscam avaliar o desempenho de mais de 24 mil estudantes matriculados na rede municipal de ensino.

Entre os dias 3 e 5 de novembro, as provas foram aplicadas aos estudantes do perímetro urbano. Nas unidades da zona rural, as provas são aplicadas nos dias 8 e 9 do mesmo mês.

Já nos dias 10 e 11, as unidades de ensino enviarão à Secretaria Municipal de Educação (Semed) os Instrumentais de Coleta de Dados (ICD’s) com sistematização interna para que componham a Rede dos Resultados ainda no dia 16 de novembro de 2021.

Criada em 2017, a avaliação envolve servidores, gestores e professores que atuam como aplicadores. Na prática, o programa busca coletar informações e diagnosticar o desempenho de aprendizagem de estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Para Gláucia Negreiros, secretária da Semed, a avaliação vai permitir o diagnóstico do ensino em um ano atípico marcado pela pandemia da covid-19.

“São mais de 24 mil estudantes distribuídos em 1.012 turmas. Essa avaliação vai permitir um diagnóstico e, a partir dele, traçarmos o nível do aprendizado no ano letivo de 2021, onde tivemos que nos reinventar para levar ensinamentos escolares fundamentais às crianças e adolescentes da rede municipal”, explica.

A avaliação toma por referência a habilidade dos estudantes nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, utilizadas na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O objetivo é que os resultados ajudem a elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do município.

Fonte: Comdecom

Faça seu comentário

Você pode gostar também!

Cidades

Brasil – O avião que levava a cantora sertaneja Marília Mendonça caiu na tarde desta sexta-feira (5/11) em Caratinga, na Região do Vale do...

Politica

A morte trágica de um funcionário da Energisa identificado apenas como Thiago de 23 anos, aconteceu nesta quinta-feira (05), na Linha 45, que fica...

Polícia

Um homem identificado como André Domingues, mas conhecido como “Bodó”, foi morto a tiros na Rua São João Batista, bairro Teleacre no distrito de...

Polícia

Um funcionário da Energisa ainda não identificado foi morto a tiros na manhã desta sexta-feira (31), na Rua Eurico Caruso, bairro Aponiã na zona...