Na manhã desta quarta-feira (14), a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) promoveu Sessão Solene comemorativa para outorga de Título Honorífico, de Honra ao Mérito, Medalhas do Mérito Legislativo e Votos de Louvor aos membros e diretoria da Associação Rondoniense de Municípios (Arom) em virtude dos 30 anos de criação da entidade comemorado neste mês. A cerimônia foi proposta pelos deputados estaduais Ieda Chaves (União Brasil) e Laerte Gomes (PSD).
As homenagens foram aprovadas por unanimidade em Plenário pelos demais parlamentares conforme os requerimentos de Nºs 233/2023 e 234/2023. Diversas autoridades locais e estaduais estavam presentes, entre eles, representantes de setores da sociedade.
De acordo com Ieda Chaves, a cerimônia é um momento para parabenizar os envolvidos na construção e fortalecimento da Arom ao longo das últimas três décadas. “São pessoas que tiveram uma contribuição muito grande ao nosso Estado. Todos os que estão aqui por demonstrar que a união é que faz a diferença para que a gente possa ter êxito para conseguir suprir as necessidades locais por contribuírem para o desenvolvimento de Rondônia”, disse.
Com passagem pela presidência da entidade, Laerte Gomes destacou a importância de uma entidade atuar em prol de todo o Estado e lembrou o apoio dos servidores. “Tenho muito orgulho disso. Foi na Arom que aprendi a ser municipalista e a importância dela. Quantos avanços conquistados, entre eles, merenda escolar, Propriedade Territorial Rural (ITR), iluminação pública, os pisos salariais (…). Se não tiver uma Arom forte, uma Confederação Nacional de Municípios (CNM) forte, a gente não vai conseguir vencer”, observou.
Orgulho
Em outro momento, Gislaine Lebrinha fez um resgate histórico dos trabalhos desenvolvidos pela Associação que conhece de perto as dores e o trabalho árduo dos gestores dos municípios. Segundo ela, apesar disso, é um serviço gratificante e de alegria. “Enchemos os olhos, sabemos que a entidade Arom faz um trabalho de juntar a união dos prefeitos por conta das dificuldades conjuntas e buscar as melhores soluções”, ressaltou. Lebrinha também foi presidente da Arom.
Ao fazer uso da palavra, o deputado estadual Pedro Fernandes (PTB), lembrou que as pessoas vivem nas cidades e os problemas maiores estão por lá. Segundo ele, muitas dificuldades são encontradas pelos gestores e que precisam de suporte. “… uma união política muito forte temos agora e quem vai ganhar é nosso Estado. Agora, para homenageá-los, grandes conquistas e avanços, estou aqui à disposição para as pautas municipalistas que chegarem nesta Casa. Parabéns a todos, são importantes e autoridades que merecem o nosso respeito”, disse.
Já o deputado estadual Cássio Góis (PSD) destacou que os homenageados foram selecionados um a um por conta do momento que contribuíram de forma importante e necessário para Rondônia. “Jamais aconteceu no estado de Rondônia que é, esta união, para que dê certo e a Arom é parte fundamental disso. Não são três anos, são três décadas de história. Todos que estão aqui deixam o seu legado”, observou o parlamentar.
Agradecimentos
Empossado há menos de 30 dias, o prefeito de Porto Velho e presidente da Arom, Hildon Chaves, falou que trabalhará para uma atuação séria e responsável, reconhece que será uma tarefa árdua atender/suprir todas as necessidades dos prefeitos, mas comprometeu-se em juntos construir tudo que for benéfico à sociedade.
“Nós devemos, no dia de hoje, agradecer toda a Alero por ter aprovado a justa homenagem e, todos nós sairemos felizes e honrados por esta lembrança e reconhecimento do nosso Parlamento Estadual. Existem lutas, dificuldades e também conquistas do movimento municipalista. Que nós, à frente da Arom, possamos conseguir manter a unidade e, principalmente, o foco nas pessoas”, finalizou Hildon Chaves.
O prefeito de Urupá, Celio Lang (PP), foi um dos homenageados. Ele falou sobre as conquistas que vieram de muitas lutas e reivindicando ao estado o que era de interesse coletivo dos municípios. “Tivemos parceria também com a CNM, muitas Propostas de Emenda à Constituição (PECs), por exemplo, foram através de propostas feitas pela Arom e serviram de referência para o Brasil em vários segmentos ao longo deste tempo, 30 anos. Ela fortaleceu os municípios e, por isso, agradeço por esta homenagem e por dar apoio sempre aos gestores e demais entes, além de parceiros”, contribuiu.
História
De acordo com a Arom, que foi fundada no dia 05 de junho de 1993, a sua finalidade é prestar assessorias, orientações nas ações administrativas das prefeituras associadas, elaboração de projetos na área de construção civil, projetos para fins de convênios juntos a esfera estadual e federal, além de prestar orientação de ordem orçamentária e financeira aos prefeitos.
A entidade surgiu com as discussões das atribuições dos municípios diante do Estado e da União, as definições de oferta de serviços públicos e as respectivas fontes de recursos, quando surgiu a necessidade das gestões municipais rondonienses se organizarem para superar os desafios coletivos.
Registros
A cerimônia contou com a presença do promotor de Justiça Alexandre de Jesus, da Procuradoria Geral do Ministério Público de Rondônia (MPRO), de Márcio Nogueira Melo, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seccional Rondônia, de Clébio Biliany de Mattos, diretor-superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae/RO) e do Coronel BM Gilvander Gregório de Lima, diretor-geral da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), além de vereadores, prefeitos e convidados.
Fonte: Assessoria