Na última quinta-feira (25), o deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) participou da 2ª Reunião Ampliada do Colegiado de Deputadas e Deputados do Parlamento Amazônico, com foco em discutir questões relacionadas à região, com pautas específicas direcionadas ao Amazonas.
Durante o evento, o parlamentar solicitou medidas para ampliar voos no estado de Rondônia e na região Norte. Com uma disposição maior de malha aérea, há um estímulo ao desenvolvimento econômico regional, contribuindo com o turismo, o comércio e a indústria, gerando empregos e impulsionando a economia local.
De acordo com o parlamentar, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) deveria regular de forma a garantir também o atendimento das demandas menos rentáveis. “A cada momento que se abra uma nova frente, um novo trajeto, um novo voo, em especial para essas regiões vantajosas para as empresas, a ANAC regule para que haja também a obrigação de atender as demandas menos rentáveis, como, por exemplo, abrir um voo menos interessante economicamente para nossa região amazônica. Isso cabe à agência reguladora e é vista como um caminho mais curto para atender às demandas da região”, disse durante a sessão.
É crucial que as políticas de aviação civil promovam o desenvolvimento das regiões mais lucrativas, e considerem as necessidades das áreas menos rentáveis, como a região amazônica. Essa abordagem equilibrada impulsiona a economia local, além de fortalecer a integração e o desenvolvimento sustentável de todo o país.