Dario Durigan foi anunciado como novo secretário-executivo do Ministério da Fazenda nesta terça-feira (20), após a exoneração do economista Gabriel Galípolo, que teve a sua saída foi registrada no Diário Oficial da União (DOU).
Durigan é um advogado formado pela Universidade de São Paulo (USP) e possui mestrado em Direito e Pesquisa Jurídica pela Universidade de Brasília (UnB). Ele atuou como assessor especial de Haddad na prefeitura de São Paulo entre 2015 e 2016. De 2017 a 2020, exerceu o cargo de advogado sênior na Consultoria Jurídica da União em São Paulo. No início deste ano, ele ocupou a posição de diretor de Políticas Públicas do WhatsApp no Brasil, onde participou das negociações do projeto de lei sobre fake news no Congresso Nacional.
Anteriormente, Durigan atuou como coordenador de projetos no Departamento de Gestão Estratégica da Advocacia Geral da União (AGU) de março de 2010 a agosto de 2011. Em seguida, ele foi assessor da Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República de 2011 a 2015, durante o governo de Dilma Rousseff.
Durigan assumirá o posto em um momento que o governo busca aprovar dois projetos prioritários: o novo marco fiscal e a reforma tributária.
A substituição era esperada e ocorreu devido à indicação de Galípolo para o Banco Central (BC). Ele foi escolhido pelo governo federal para ocupar o cargo de diretor de política monetária na instituição. No entanto, para assumir o novo cargo, ele precisa passar por uma sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos, marcada para a próxima terça-feira (27).
Nesta terça, inclusive, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reuniu a equipe para agradecer pelo trabalho prestado por Galípolo e dar as boas-vindas ao sucessor no cargo.
Fonte: O Tempo