São recorrentes as dúvidas da população quando o assunto envolve os bueiros abertos em vias da capital. Entre as causas mais comuns estão, nos bueiros de esquina (as chamadas bocas de lobo), as tampas danificadas por carretas e caminhões que trafegam nas vias urbanas e, no caso das tampas de ferro (geralmente colocadas no meio da via ao longo das obras de pavimentação), há inúmeros registros de furtos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Obras (Semob), responsável pelas grandes obras, no caso de tampas furtadas, a população deve, principalmente, denunciar à Polícia Militar quando o furto for presenciado.
“É comum, infelizmente, que estas tampas de ferro sejam levadas por criminosos, que vendem e acabam lucrando com a prática. Além de denunciar quem rouba, é importante que a população denuncie quem compra, pois a receptação também é crime. Um exemplo dos prejuízos causados por essa prática foi visto recentemente na avenida Calama, próximo ao residencial Cristal, onde, ao longo da via, várias tampas foram furtadas. A empresa responsável chegou a fazer a reposição, solicitada pela Semob, o que não durava muitos dias. Portanto, este tem sido um dos nossos problemas quando o assunto é manter esses bueiros tampados e seguros”, explicou o secretário de obras, Diego Lage.
Já as tampas de concreto, que cobrem as bocas de lobo, geralmente nas esquinas, são danificadas por veículos pesados. Neste caso, o indicado é que a população entre em contato com a Secretaria de Obras através do número de telefone: (69) 3901-3167. Feito o contato, as equipes da secretaria vão ao local para ver qual é o real problema e assim providenciar o reparo.
“Nossa equipe vê o que aconteceu de fato e o que precisa para repor a tampa ou fazer o reparo. Vale reforçar que temos equipes que percorrem nossas ruas diariamente para averiguar os serviços necessários, mas Porto Velho é uma cidade grande e pode acontecer de situações assim serem percebidas. Portanto reforçamos sempre o pedido de apoio à população”, finaliza o secretário.
Fonte: SMC