PVH | Notícias

CPI ouve general Penteado, ex-número 2 de Heleno e do G. Dias no GSI – Assista

O general Carlos José Russo Assumpção Penteado será ouvido, na manhã desta segunda-feira (4/9), na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos, da Câmara Legislativa (CLDF). O militar era secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional, durante a gestão do ex-ministro Gonçalves Dias, o G. Dias.

O militar, além de ter desempenhado a função na equipe de G. Dias, foi um dos poucos que permaneceu no GSI, oriundos da equipe do ex-ministro do GSI do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), general Augusto Heleno. À CPI da CLDF, G. Dias disse que Penteado o tranquilizou durante os atos de 8 de janeiro, apesar da invasão de manifestantes no prédio do Palácio do Planalto.

“O general Penteado foi ao meu encontro. Perguntei a ele o porquê de o bloqueio da frente do Palácio do Planalto, que deveria ter sido feito pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), não ter sido montado. (…) Inclusive, cobrei dele, com um palavrão, o motivo de o bloqueio não ter sido montado. O general Penteado, que não deu resposta à minha pergunta. Saiu para montar o bloqueio de proteção, porque dei-lhe a ordem”, disse o ex-chefe do GSI.

Calendário CPI

O calendário de setembro e outubro está fechado. Entre os principais nomes a serem ouvidos pelos distritais nesse mês, está o hacker preso pela Polícia Federal, Walter Delgatti Neto — previsto para 14 de setembro.

Assista  ao vivo

Fonte: Correio Braziliense

 

 

Faça seu comentário
Sair da versão mobile