Serviços itinerantes são constantemente promovidos pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) com objetivo de proporcionar mais um dia de atendimento à população, garantindo acesso facilitado e imediato aos atendimentos de saúde. No último sábado (1º), a Semusa esteve presente em duas ações que aconteceram em Porto Velho, nas zonas Norte e Sul da capital.
Profissionais da saúde participaram da 23ª edição da Tenda Família Cidadã, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf). A ação, realizada no Instituto Federal de Rondônia (Ifro), disponibilizou vacinação, testes rápidos, atendimento médico e aferição de pressão e glicemia, visando atender a população que trabalha durante a semana e tem dificuldades para frequentar as unidades de saúde em horário comercial.
Lucileda Oliveira, que trabalha em tempo integral, viu no evento uma chance de cuidar da saúde sem precisar se ausentar do trabalho durante a semana. “Para quem trabalha e não tem tempo durante a semana, essa é uma ótima iniciativa. Eu já me vacinei, fiz o teste de glicemia e aferi a pressão. Agora estou aguardando atendimento odontológico”.
Em busca de atendimento médico para os filhos, a moradora do bairro Castanheira, Rosangela Oliveira, também aproveitou os serviços de saúde oferecidos no local e destacou o ótimo atendimento. “Meus filhos estão com suspeita de escabiose, e eu vim na ação para buscar atendimento médico para eles. Eu me surpreendi com a rapidez do atendimento, porque eu esperava que estivesse cheio e desorganizado, mas está tudo perfeito”.
A médica Vanessa Monte, que atende na Unidade de Saúde da Família Hamilton Gondim, explica que, além de beneficiar aqueles que têm dificuldades de deslocamento, essas ações proporcionam cuidados de saúde para a população que não tem tempo de buscar atendimento.
“A gente tem um perfil da população que está cada vez mais doente, e o número de pacientes que procuram atendimento é muito grande. Essas ações são importantes porque muitas pessoas não conseguem ir até a unidade durante a semana e conseguem vir aqui hoje. Como o atendimento é feito por demanda espontânea, sem agendamento, eles podem vir e ser atendidos de imediato. Isso é muito bom, porque acaba ajudando bastante a população e ajuda a diminuir a fila de espera por serviços de saúde”, destaca.
VACINAÇÃO NO TRT COMUNIDADE
A segunda ação foi realizada na zona Sul de Porto Velho, onde mais de 100 doses de vacinas de rotina e campanha foram aplicadas na população que compareceu na 19ª edição da Ação Social “TRT Comunidade”, realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Capitão Cláudio Manoel da Costa, no bairro Cidade do Lobo.
O evento é realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) com objetivo de promover a cidadania e ampliar o acesso à prestação de serviços essenciais em diversas áreas, como a saúde, por exemplo, através de parceria com a Semusa.
Quem aproveitou a oportunidade para colocar a vacinação em ordem foi a aposentada Alice Oliveira, de 85 anos, que recebeu uma dose do imunizante contra a gripe e outra da bivalente, que protege das variantes do coronavírus.
“Tenho dificuldade de locomoção e, para mim, ficou muito mais fácil a vacinação aqui perto de casa. Melhor ainda sendo no sábado, pois meu filho teve condição de me trazer, durante a semana ele trabalha e eu não consigo sair sozinha. Agora estou bem protegida”, comemorou a aposentada.
Quem também destacou a acessibilidade do serviço foi o casal Rômulo Miranda e Márcia Frota. Ambos com vacinas atrasadas, cada um precisou de quatro doses para atualizar a carteira de vacinação.
“Excelente para nossa região esses serviços descentralizados. É uma forma de demonstrar cuidado com a população, evitando que as pessoas adoeçam. Essa ação acontecendo no sábado se torna mais acessível para todos”, destacou o vendedor Rômulo Miranda.
Secretária-Geral da presidência do TRT, Tama Mendes Ohira, agradeceu o apoio da Semusa na disponibilização do serviço, num evento que busca promover a cidadania para quem mais necessita.
“É de suma importância, principalmente para essa população mais carente. Para eles tudo é mais difícil, pois geralmente trabalham em serviços sem disponibilidade de horário. Então, realizar esse evento no sábado é distribuir cidadania e prazeroso, pois nos envolvemos com o evento desde o início do ano e é muito bom vermos a adesão das pessoas e o comprometimento dos parceiros”, finalizou.
SAÚDE DO TRABALHADOR
A Semusa também participou do TRT Comunidade através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), que promoveu rodas de conversas e palestras sobre segurança e bem-estar no ambiente de trabalho. Com uma sala cheia, o TRT orientou os pais sobre trabalho infantil e os cuidados que devem ser tomados para a proteção das crianças.
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)