Atendendo a solicitação do deputado estadual Alan Queiroz (Podemos), a Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas) expandiu para o município de Rolim de Moura o Programa Prato Fácil. O programa já era existente nos municípios de Cacoal, Ji-Paraná, Guajará-Mirim, Ariquemes, Cujubim e Porto Velho, tem como objetivo facilitar o acesso da população em vulnerabilidade social a refeições saudáveis e de baixo custo.
O atendimento foi iniciado por Porto Velho, em 17 de maio de 2021, com a oferta de 1.500 refeições, das 11h às 15h, de segunda a sexta-feira, em cinco restaurantes credenciados por meio de edital. No início de 2022 foi iniciada a expansão para outros cinco municípios: Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Ji-Paraná e Vilhena, cada município disponibilizando 300 refeições diárias e, ao longo do ano, passou por uma expansão passando para 4.500 refeições diariamente disponibilizadas. Totalizando, desde o início do programa, cerca de 1.000.135 marmitas, equivalente a 80 toneladas de alimentos.
O parlamentar reforçou o seu compromisso com a erradicação da fome no estado de Rondônia. “O aumento da fome, além de ser injusto, afeta a integridade de milhares de rondonienses e gera desigualdades que enfraquecem a coesão social e prejudicam o crescimento econômico de nossa Rondônia. Ter nossa solicitação atendida é motivo de gratificação, pois assim percebemos que estamos no caminho certo”, disse.
A expansão do Programa Prato Fácil para o município de Rolim de Moura é um passo crucial para garantir que mais pessoas em situação de vulnerabilidade social tenham acesso a refeições nutritivas e a preços acessíveis. Com a implementação do programa, a população local poderá contar com uma alternativa importante para combater a insegurança alimentar e promover a inclusão social. A medida reflete o compromisso do parlamentar com o bem-estar social da população rondoniense.
Texto: Jorge Fernando | Foto: Daiane Mendonça