O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta quarta-feira (23/8), que deverá se submeter a três cirurgias em setembro. Ele foi foi internado hoje, no hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde se submete a exames de rotina e preparatórios.
Em relato ao jornal Folha de S. Paulo, o político disse que os próximos procedimentos tratarão problemas de “septo, refluxo e abdômen”.
Bolsonaro já passou por seis cirurgias, quatro relativas à facada recebida em 2018, durante a campanha eleitoral pela Presidência, em Juiz de Fora (MG). A última intervenção médica foi realizada em setembro de 2020, para a retirada de um cálculo vesical.
Por meio das redes sociais, o advogado do ex-presidente Fabio Wajngarten apontou que os exames têm o intuito de avaliar a condição clínica de Bolsonaro, com foco no “sistema digestivo, tráfego intestinal, aderências, hérnia abdominal e refluxo” e também atribuiu a necessidade da internação devido a facada.
“Todos os sintomas e exames desse momento, por óbvio, decorrem do atentado contra sua vida de 6/9/18, ainda sem resolução,” informou.
O político tem um histórico de internações no hospital Vila Nova Star. No ano passado, ele foi hospitalizado lá, por conta de uma obstrução intestinal.
A internação do ex-presidente coincide com crises no Judiciário. O político é esperado para depoimento à Polícia Federal (PF), no caso das joias, em 31 de agosto. Bolsonaro também foi intimado para prestar depoimento no inquérito que investiga um grupo golpista composto por empresários no WhatsApp.