Na semana passada, o deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) cobrou ações do Governo Federal para que fossem adotadas medidas contra as queimadas no estado de Rondônia. Assim como o parlamentar, o Ministério Público Federal (MPF) solicitou à Justiça Federal a liberação de recursos para a contratação de brigadistas destinados a atuar no estado. Na última terça-feira (17), a Justiça Federal atendeu ao pedido do MPF e determinou que a União destine esses recursos essenciais para Rondônia.
Na decisão do juiz federal Dimis da Costa Braga, da 5ª Vara, foi exigido que a União disponibilize um contingente significativo de agentes da Força Nacional e do Exército para patrulhar as áreas atingidas por incêndios, assegurando a proteção dos brigadistas durante as operações.
Além disso, o juiz ordenou a liberação de recursos para contratar 450 brigadistas, fornecer-lhes equipamentos de proteção e combate, e adquirir duas viaturas destinadas à Superintendência do Ibama em Rondônia. O estado também contará com o apoio de um helicóptero equipado com dispersores de água e tripulação treinada para o combate às queimadas.
Em sessão extraordinária realizada na semana passada, o deputado Alan Queiroz afirmou que Rondônia precisa de articulações com o Governo Federal para que o estado disponha de estruturas adequadas para enfrentar o período crítico de queimadas. “Precisamos do apoio do Governo Federal. É fundamental encaminhar essa demanda para que o estado receba os recursos ou equipamentos necessários para lidar com grandes queimadas, o que é indispensável para enfrentar situações como esta que estamos vivendo. Reforço aqui este pedido para que possamos agir junto ao Governo Federal, pois não podemos mais conviver com essas situações”, finalizou.
A iniciativa da Justiça Federal é extremamente relevante para Rondônia, pois o momento é um dos mais graves da história do estado. Medidas devem ser adotadas com a máxima urgência para que a população possa retomar a normalidade. O parlamentar agradece à Justiça Federal pela ação, que vai ao encontro do que ele solicitou na semana anterior.
Texto: Jorge Fernando | Foto: Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO)