O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) requisitou ao Governo de Rondônia a aquisição de sementes de milho e feijão para distribuição gratuita aos produtores rurais da agricultura familiar em municípios e distritos do estado. A Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) ficará responsável por essa compra e distribuição, beneficiando centenas de agricultores rondonienses.
Uma das principais características da agricultura familiar é a produção de alimentos saudáveis. Por isso, essa iniciativa visa retomar o programa de distribuição de sementes, uma ação fundamental para que os agricultores possam iniciar seus plantios, garantindo sua segurança alimentar e gerando excedentes para comercialização.
Alan Queiroz enfatiza que essa solicitação tem como objetivo proporcionar melhores condições para os produtores da agricultura familiar. “Estamos apoiando os agricultores do nosso estado, que muitas vezes não recebem a atenção necessária. Com a distribuição de sementes de milho e feijão, esperamos que eles possam continuar prosperando e alcançando a qualidade de vida que todos os cidadãos rondonienses merecem”, concluiu.
MUNICÍPIOS E DISTRITOS BENEFICIADOS
Os municípios contemplados para receber as sementes são: Monte Negro, Campo Novo de Rondônia, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Cujubim, Rio Crespo, Ariquemes, Machadinho D’Oeste, Jaru, Vale do Anari, Theobroma, Ouro Preto D’Oeste, Nova União, Teixeirópolis, Urupá, Vale do Paraíso, Mirante da Serra, Alvorada D’Oeste, Presidente Médici, Seringueiras, São Miguel do Guaporé, São Francisco do Guaporé, Costa Marques, Pimenta Bueno, Primavera de Rondônia, Parecis, Vilhena, Itapuã D’Oeste, Ministro Andreazza, Candeias do Jamari, Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Castanheiras, Cacoal, São Felipe D’Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Espigão D’Oeste, Rolim de Moura, Santa Luzia D’Oeste, Nova Brasilândia D’Oeste e Novo Horizonte D’Oeste.
Além disso, os distritos de Abunã, Calama, Fortaleza do Abunã, Jaci-Paraná, Demarcação, Rio Pardo, Vila da Penha, Nova Aliança, Extrema, Nova Califórnia, Nazaré, São Carlos, Assentamento Joana D’arc, comunidade Santa Catarina e setor Chacareiro, em Porto Velho, também serão beneficiados com a distribuição gratuita.
Vale ressaltar que essa demanda foi apresentada pelo vereador de Porto Velho, Dr. Júnior Queiroz (Republicanos), que, ao perceber a importância dessa ação, a levou ao deputado Alan Queiroz, que prontamente a acolheu. A disponibilização dessas sementes no início do inverno amazônico é crucial, pois assegura que os agricultores tenham insumos suficientes para o plantio, garantindo, assim, sua principal fonte de renda.
Texto: Jorge Fernando | Foto: Idaron