O governo federal lançou, nesta sexta-feira (10/11), o site oficial do Concurso Nacional Unificado (CNU). O portal será abastecido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) com as notícias, materiais de apoio e publicações da pasta sobre o novo modelo de seleção de servidores públicos.
A ideia do site, segundo a pasta, é evitar que as pessoas caiam em eventuais tentativas de golpes ou disseminem informações falsas sobre o Concurso Nacional. No fim de outubro, o ministério publicou em seus canais oficiais um alerta para a tentativa de golpe envolvendo o certame.
Tratava-se de um link enviado aos cidadãos para a realização de inscrição falsa. De acordo com o MGI, o link levava o internauta a uma página de cadastro e pagamento de Pix no valor de R$ 107,82.
O CNU consiste em um modelo de realização conjunta de concursos públicos, nos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para o provimento de cargos públicos efetivos.
A publicação do edital está prevista para até 20 de dezembro. A prova única deverá ocorrer no começo de 2024, entre fevereiro e março. Ao todo, 21 órgãos e entidades aderiram ao CNU, com o total de 6.640 vagas.
Os resultados gerais da primeira fase devem ser divulgados até o fim de abril de 2024; o início dos cursos de formação está previsto para o período entre junho e julho do próximo ano.
As vagas serão distribuídas no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, mediante a aplicação simultânea de provas em todos os estados e no Distrito Federal.
Serviço
O endereço do site é gov.br/gestao/concursonacional. O Ministério da Gestão também possui um canal oficial de atendimento para dúvidas e denúncias sobre o concurso: concursonacional@gestao.gov.br.