Os micro e pequenos empreendedores (MEIs) que tentaram entrar no portal da Receita Federal para emitir a nota fiscal eletrônica (NFSe) se depararam com a mensagem de indisponibilidade do serviço, justo no primeiro dia da troca de forma de emitir a NFSe.
Quando o elemento da página é inspecionado, o erro é tido como o código 503, que indica que o serviço do servidor da Receita Federal não estava preparado para lidar com o tipo de requisição. As causas comuns do erro são justamente a manutenção ou sobrecarga de usuários.
Procurada sobre a indisponibilidade do serviço, a Receita Federal afirmou não ter conhecimento do caso ainda. O Metrópoles entrou em contato novamente para saber o porque a receita não preparou o portal para a quantidade de usuários que o acessou nesta sexta-feira (1º/9), mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.
Antes, o serviço era oferecido por instituições estaduais e distritais (no caso do Distrito Federal) e, agora, passa a ser de escala e padrão nacional. O objetivo da troca ocorre para a uniformização das notas fiscais e diminuição da burocracia, e a obrigatoriedade vale para prestação de serviços apenas de pessoas jurídicas.