O Ministério Público do Estado de Rondônia informa que, durante a realização de simulação de evacuação das instalações do prédio-sede da Instituição em Porto Velho, nesta quinta-feira (31/8), um bombeiro militar teve ferimentos leves enquanto executava uma manobra da técnica de rapel. O militar foi levado a um hospital e já recebeu alta, tendo sido liberado para repouso em casa.
A atividade de rapel integra o rol de ações padrões para áreas de difícil acesso, rotas de fuga e retiradas de vítimas, sendo, portanto, uma técnica prevista em treinamentos que buscam preparar o público para abandono de instalações em casos de emergência.
A manobra foi realizada por um profissional especializado, munido de equipamentos de segurança, com a observância de protocolos oficiais para a ação. O incidente ocorreu no chamado momento de desmobilização do aparelho, quando apenas a equipe técnica se encontrava no local.
O Ministério Público de Rondônia ressalta que segue acompanhando o estado de saúde do militar e reitera sua preocupação com a segurança institucional, de membros, servidores e cidadãos que acessam o prédio, motivo do exercício realizado nesta manhã.
Porto Velho, 31 de agosto de 2023.
Ministério Público do Estado de Rondônia
Fonte: MPRO