De janeiro a agosto de 2023, Porto Velho chegou à marca de 80 quilômetros de recapeamento, o que atende cerca de 20 bairros. São mais de 100 ruas que receberam nova camada asfáltica como forma de preservar o trabalho já realizado e dar mais qualidade na trafegabilidade nas principais vias. Em andamento está o recapeamento na rua Geraldo Siqueira, que corta os bairros Conceição, Cidade do Lobo e Cidade Nova, na zona Sul da capital. São cerca de 3 quilômetros feitos pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Obras (Semob).
Marcelo Silva é morador e comerciante no local há mais de 25 anos. O asfalto já era realidade, mas ele explica que o recape trará bons frutos inclusive em relação ao comércio. “Podemos perceber que é um trabalho bem-feito e que trará melhorias pra gente, em diversos aspectos. Nossa expectativa é de que melhore ainda mais as vendas”, diz o morador.
A opinião é compartilhada por Marina Gomes. Moradora da via há mais de 30 anos, ela ressalta a importância da revitalização do asfalto e do cuidado que a população também deve ter após isso. “Seria melhor ainda se os moradores do nosso bairro tivessem a consciência do cuidado que devemos ter e fizessem as calçadas, já que o asfalto agora tem uma qualidade ainda maior. Tínhamos muitos buracos aqui e buracos fundos, nosso acesso vai melhorar demais e ao termos esse cuidado com a estética, cada um com a sua casa, esse resultado vai ser ainda melhor.”
O bairro Conceição, atendido recentemente, teve dez ruas recapeadas. O trabalho de recuperação segue além do período de verão amazônico. “A gente sempre explica aos moradores que têm dúvidas que o recapeamento traz uma qualidade e durabilidade maior para o asfalto, além de poder ser feito em qualquer época do ano, então essa passou a ser uma das nossas prioridades”, explicou o secretário Diego Lage, titular da Secretaria de Obras.
Fonte: SMC